Jogo de Simulação Virtual – Spore

No jogo vida melhor o avatar de Cody é um gato enquanto que o de Woody é Brock.

Imagem: No jogo vida melhor o avatar de Cody é um gato enquanto que o de Woody é Brock, o cara forte e bem parecido… Ou talvez o gato seja na verdade uma criatura mutante criada em algum jogo de fazer monstros assustadores como o Spore…

O Spore é um jogo de simulação de vida virtual, de 2008, mas ao contrário de jogos como The Sims e outros, onde o jogador controla a vida virtual de pessoas, no Spore o jogador controla o desenvolvimento de espécies e deve garantir o seu desenvolvimento dentro do mundo virtual através dos vários estágios de evolução, desde o micro organismo até à era espacial. Embora seja considerado oficialmente como um jogo de simulação ele na verdade pode ser relacionado a vários géneros diferentes desde simulação até estratégia.

Durante o jogo, o jogador experimenta vários tipos de jogabilidade dependendo do estágio de evolução da criatura, e que vão desde célula, criatura, tribal, civilização, e espacial. No estágio Criatura, o jogo assemelha-se a jogos online de multi jogador, já no estágio Civilização ele assemelha-se a jogos como Sim City, com o jogador mantendo cidades e tentando fazer os habitantes felizes, e no modo espacial a jogos como Starcraft. No entanto ao contrário do que é habitual nos jogos de vida virtual onde o jogos não tem um fim determinado, no Spore existe o objetivo de chegar ao centro da Galáxia, embora seja possível jogar sem um final após atingir o último estágio.

Os jogadores de Spore podem usar vários recursos adicionais como vídeos dos jogos, os chamados SporeCasts, e as suas criações, em canais como o youTube ou o Sporepédia, que é uma espécie de enciclopédia com todos os conteúdos do jogo incluindo edifícios, veículos, naves, e todas as criaturas já criadas e que atingem os milhões. Alguns conteúdos podem ser criados mas não compartilhados.

No início do jogo, o jogador deve fazer sua Célula desenvolver-se assimilando outros micro organismos, comendo plantas, etc. até evoluir de forma a passar ao estágio de evolução seguinte. Um dos pontos altos do jogo Spore está no estágio Criatura onde o jogador define o tipo de criatura que vai criar e pode criar qualquer coisa como criaturas com várias cabeças, etc. Isto é feito com o editor de jogo.

Em cada estágio o editor de jogo permite definir os aspectos importantes, já no estágio seguinte que é o Tribal, o editor de jogo pode ser usado para definir por exemplo as roupas dos personagens. Aqui o personagem já interage com outros elementos da tribo e pode usar ferramentas, etc. Nas áreas mais avançadas do jogo o jogador pode usar o editor para criar veículos, e até naves, como no no estágio mais avançado, o Espacial. Neste último estágio, o jogador pode ficar jogando interminavelmente pois não existe nenhum estágio seguinte a este.

Veja mais informação sobre o jogo de vida virtual Spore e sobre os diferentes estágios de evolução dentro do jogo nesta página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Spore.