Jogo de Vida Virtual – Ultima Online

No jogo vida melhor os avatares de Zack e Cody são um pouco estranhos.

Imagem: No jogo vida melhor os avatares de Zack e Cody são um pouco estranhos, Zack tem uma cauda verde de lagarto, Cody é um gato branco que fala. Personagens mais estranhos só no Ultima Online…

Um dos mais antigos e mais jogados jogos de vida virtual online é o Ultima Online, ou apenas UO, criado em 1997, é um jogo de ambiente medieval, multi jogador, e tornou-se tão popular que chegou a ser o jogo online com mais jogadores jogando em simultâneo, cerca de 250 mil jogadores!

Embora inicialmente o jogo devesse conter gráficos de crianças como personagens dentro do jogo, estes gráficos foram retirados antes do jogo ser lançado oficialmente por receio dele se tornar impopular devido à possibilidade que haveria de machucar as crianças dentro do jogo (personagens criança). No entanto ainda é possível encontrar o jogo usando gráficos modificados de personagens criança em alguns servidores gratuitos online.

Jogo Ultima Online no Brasil

Alguns servidores gratuitos para o Ultima Online no Brasil chegaram a ter mais de mil jogadores ligados em simultâneo, e tal como acontece com outros jogos de vida virtual também o Ultima Online se tornou ainda mais popular com o lançamento de várias expansões ao longo dos anos. Algum tempo depois do lançamento do jogo começou a ser desenvolvida a sequência Ultima Worlds Online: Origin, inicialmente chamado apenas de Ultima Online 2, mas ele acabou sendo cancelado. No entanto alguma da arte entretanto criada para o jogo acabou sendo usada numa das expansões futuras, chamada de Lord Blackthorn’s Revenge. No ano 2004 uma outra sequência chamada de Ultima X: Odissey viria também a ser cancelada.

As várias expansões que foram sendo criadas para agradar aos jogadores iam acrescentando vários novos itens, novos monstros, novas personagens, e sistemas de bate-papo online. The Second Age foi lançada em 1998 e incluía uma nova área de jogo chamada de Lost Sands; na expansão Renaissance, de 2000, foram apresentados os novos mundos Felucca e Trammel, tendo o primeiro um estilo mais Dark.

Na expansão Third Dawn, lançada em 2001, foi adicionado o cliente 3D permitindo aos jogadores entrarem numa dimensão de jogo mais realista; e na Lord Blackthorn’s Revenge, de 2002, foi aperfeiçoada a inteligência artificial do jogo assim como o desenvolvimento das personagens. Na expansão Age of Shadows, de 2003, foram acrescentadas novas classes de personagens, os Paladinos e os Necromancers, e a possibilidade de personalizar as casas. Foram também alteradas as armaduras, dividindo-as em vários tipos de acordo com a sua resistência nas batalhas online o que poderia afetar o resultado das mesmas.

Na expansão de 2004, Samurai Empire, foram introduzidas as mitologias e cultura asiáticas, através da adição de novas terras, e de duas novas classes de personagens, os ninjas e os samurais. Em Mondain’s Legacy, de 2005, surgiu a nova raça Elfos, e na de 2007, Kingdom Reborn, todo o aspeto gráfico do jogo foi reformulado embora permitindo aos jogadores manteres seus itens de jogo adquiridos anteriormente assim como os progressos no jogo. Na expansão do jogo de 2009, Stygian Abyss, foi criada uma nova raça chamados de Gárgulas, novas áreas de jogo, e novas habilidades para as personagens.

O jogo de vida virtual Ultima Online continua trazendo boas recordações e jogadores em todo o mundo, em parte devido à interação possível com os outros jogadores, que podem ser de qualquer parte do mundo e que podem tornar-se quase qualquer tipo de personagem de fantasia que queiram através do seu avatar, e do fato do progresso de cada jogador dentro do jogo ser mantido entre sessões permitindo assim que um jogador possa retomar o jogo sempre do ponto de onde o deixou mesmo que entre no jogo passado algum tempo ou a partir de outro computador desde que logado no mesmo servidor.

Outro ponto forte é a ausência de um "final do mundo" ou do mapa podendo o jogador explorar o mundo virtual o quanto quiser e até viajar para outros mundos, e durante o tempo que quiser pois não existe um limite de tempo e o personagem não envelhece. Embora o jogo exija algum período de adaptação e aprendizagem para que o jogador possa tirar todo o proveito e prazer de jogar e entrar nas aventuras com outras pessoas, garante quem jogou que é dos melhores jogos de simulação de vida virtual de fantasia.

Leia mais sobre o jogo de vida virtual Ultima Online, seus personagens, mundos, monstros, e curiosidades, neste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultima_Online.