Jogo Vida Real Online – Second Life

No jogo Vida Melhor do Gêmeos a Bordo as mulheres gostam de mostrar as pernas aos namorados.

Imagem: No jogo Vida Melhor do Gêmeos a Bordo as mulheres gostam de mostrar as pernas aos namorados, o que mostra que a vida pode de fato ser mais fácil no mundo virtual do que no real…. pense na dificuldade em conseguir isto no mundo real! Por vezes é necessário até gastar dinheiro em bilhetes de cinema e jantares caros para conseguir o mesmo objetivo!

O Second Life é um jogo de vida real online virtual do tipo do The Sims só que mais elaborado… tão elaborado que os jogadores podem até comprar ilhas e fazer coisas impossíveis no mundo real como voar! Mas talvez seja isso que fez do Second Life um jogo tão famoso e popular. Há quem diga que este é o melhor simulador de vida virtual que existe! Este jogo também tem a sua própria moeda que é o Linden Dollar (a empresa que criou o jogo chama-se Lindem Lab) que dá ao jogo uma caraterística mais comercial afastando-o de outros jogos de simulação de vida real online.

Este é um jogo 3D online que pode ser usado apenas como rede social tal como se fosse um Facebook virtual ou como um jogo dependendo do perfil do jogador humano. O nome Second Life em português significa Segunda Vida e permite que o jogador desenvolva uma vida melhor paralela no mundo virtual onde pode fazer coisas que nunca faria na vida real por vários motivos ou simplesmente por impossibilidade física.

Não é apenas um jogo de vida virtual mas uma Segunda Vida

Tal é a noção de que a vida dentro do Second Life é uma "segunda vida" que os jogadores têm até um jargão para se referirem à vida dentro do jogo e fora dele : SL refere-se à vida virtual (second life), e RL refere-se à vida real (real life), e claro que há muitos jogadores que acham que a vida melhor é a que vivem dentro do jogo, fora dos limites do mundo real, mas também fora das suas alegrias e responsabilidades o que nem sempre é positivo, de fato passar demasiado tempo imerso nos jogos de computador pode acabar prejudicando a vida social do jogador no mundo real…

O jogo virtual Second Life chegou a alcançar grande popularidade há alguns anos atrás mas com o crescimento das redes sociais como Facebook e com a maior facilidade em interagir nestas redes com outras pessoas bem como a maior proximidade à vida real "normal" (ausência de elementos de fantasia) e interação mais realista com amigos e conhecido nestas redes sociais, parte dos jogadores habituais de Second Life abandonou a sua presença no mundo virtual trocando-o pela redes sociais da moda.

Um dos pontos fortes deste jogo 3D virtual é que os jogadores podem reunir-se em comunidades com os mesmos interesses e gostos culturais, e podem por exemplo comprar e manter uma ilha em conjunto, entre fazer muitas outras coisas. As compras dentro do ambiente virtual do jogo são feitas usando os Linden Dollars, que podem ser comprados usando dinheiro real. Com o dinheiro os jogadores residentes do Second Life podem comprar casas, realizar trabalhos remunerados para outros jogadores, participar em jogos (o conceito de jogo dentro do jogo é interessante), e podem usar o dinheiro também para desenvolver o seu próprio avatar virtual com acessórios como roupas, veículos, etc.

O conceito de "segunda vida" ou de vida real paralela fortalece-se com estas interatividades monetárias onde se podem comprar serviços e produtos, criando uma economia virtual, com alguns jogadores comprando bens e serviços e outros que vão surgindo e suprindo a demanda crescente. Normalmente jogadores com presença no jogo há mais tempo têm mais riqueza acumulada, ao contrário de novos jogadores, que acabaram de chegar a esse mundo (um pouco como acontece na vida real afinal).

No entanto embora os jogadores possa acumular riqueza dentro da vida virtual eles também acabam gastando bastante na tentativa de desenvolver e personalizar a sua "vida alternativa", tornando-a mais destacada, única, e mais presente dentro do mundo Second Life, sendo que muitos jogadores acabam gastando todo o seu dinheiro (o que também acontece frequentemente na vida real…) por exemplo na manutenção das ilhas virtuais, que não só têm um custo inicial como necessitam de ser mantidas ao longo do tempo, e a não manutenção da ilha leva à sua desativação. Aprenda mais sobre o jogo de vida virtual Second Life neste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Second_life.