Jogo Vida Virtual Semelhante ao Vida Melhor – The Sims

No jogo Vida Melhor de Zack e Cody o avatar Brock de Woody pontapeia a namorada virtual.

Imagem: No jogo Vida Melhor de Zack e Cody o avatar Brock de Woody pontapeia a namorada virtual… Será que esta técnica de sedução resulta também na vida real…?

Um dos maiores sucessos entre os jogos de vida virtual semelhantes ao Vida Melhor do Zack e Cody foi o famoso The Sims ("Os Sims"), que chegou a ser durante algum tempo o jogo de computador mais vendido em todo o mundo. Este é um jogo que simula a vida real onde os jogadores podem interagir uns com os outros, com os objetos no cenário, podem conversar, e desenvolver o seu avatar (os avatares são chamados de "Sims").

O primeiro jogo da série Sims foi lançado no ano 2000 e tornou-se muito popular devido à jogabilidade simples e intuitiva que levou à criação de várias outros títulos tão ou mais viciantes do que original que podem ser jogados em várias plataformas desde o antigo console Sega Mega Drive até aos consoles mais vendidos como Playstation, Nintendo DS, Xbox, e até em versões simplificadas para jogar no celular.

Um jogo de vida virtual real

Ao contrário de outros jogos 3D de vida real virtual onde o jogador deve entrar em guerras e confrontos e avançar destruindo adversários ou edifícios, nos jogos de vida virtual Sims tudo é mais pacífico. O objetivo do jogador é fazer seu avatar alcançar metas de desenvolvimento pessoal e de relacionamento com as outras personagens dentro do jogo. No entanto, embora o The Sims possa ser chamado de um jogo virtual 3D apenas os jogadores eram realmente tridimensionais, sendo as casas e objetos bidimensionais.

O fato de todo o ambiente do jogo ser interativo permite que o jogador tenha liberdade de conduzir o jogo na direção que quiser, ao invés de seguir um caminho previamente definido. Dentro do mundo virtual o jogador pode fazer as mesmas coisas que faz na vida real como ver televisão, comer , fazer exercício, ou tomar banho. Muitas das atividades são obrigatórias para manter o Sim saudável como comer, dormir, e cuidar da higiene pessoal. Ignorando estas atividades o jogador pode acabar com um Sim doente, tal como aconteceria na vida real.

Tal como na vida real também no mundo do jogo virtual o jogador deve levar seu avatar fazer coisas como procurar emprego e a usar suas habilidades sociais para avançar social e profissionalmente sua vida. Um dos detalhes que tornaram os jogos eletrônicos The Sims populares foi a relativa independência dos avatares em relação ao jogador que os controla, os avatares não se limitam a seguir cegamente todos os comandos do jogador humano, se certas atividades diárias essenciais para uma vida melhor forem esquecidas, como a necessidade de dormir ou comer, os avatares poderão não responder aos comandos do jogador ou mostrar-se irritadiços ou mesmo adoecer.

Um outro fator importante do jogo é o tempo de jogabilidade pois não há um final pré definido para o jogo, não há uma meta ou um "chefão" final a atingir ou a derrotar, o jogador pode permanecer jogando todo o tempo que quiser pois os Sims seguem o ciclo natural da vida vivendo e morrendo, tendo filhos, etc.

Os jogos The Sims representaram um "antes e depois" dos jogos de vida virtual online pois dispensam os habituais recursos a temas sobrenaturais ou fantasiosos, sem personagens super poderosos nem feitiços ou magias, e com os jogadores apenas fazendo o mesmo que já fazem na sua vida real, relacionarem-se com outras pessoas, casarem, terem filhos, etc. (embora tenham sido criadas expansões para o jogo que permitem levar o jogo mais longe, existindo pelo menos uma expansão para o jogo original centralizada no uso de magias e feitiços).

Hoje em dia os jogos de simulação da vida real são muito populares tanto entres meninos como meninas, e diversificados, desde os jogos de quinta online até aos jogos de simulação de condução realista, passando por jogos de namoro e jogos de cuidar de animais, entre outros. Veja neste link mais informações sobre os vários jogos The Sims e suas expansões: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Sims.